terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Inacreditável “Vô Angelo” - Publicação 10

 
Em novembro (2011) recebemos um telefonema de uma jornalista de Florianópolis-SC, informando sobre um colecionador de máquinas de costurar em Concórdia-SC.  Considerando que ele possuiria 600 máquinas e, dotados de augusta curiosidade, fomos visitá-lo.


Realmente, é fantástica sua imensa coleção de máquinas de costurar, porém ainda mais extraordinária é sua disposição e vitalidade, pois com 96 anos de idade, demonstra ótima agilidade física, exemplar lucidez e muito entusiasmo nas atividades de conserto, manutenção e restauro.  Seu evidente raciocínio lógico, comprovado no conhecimento mecânico e destreza manual, é também invulgar para alguém com quase um século de vida.

008 Conc Angelo - Cópia

De estatura pequena, magro, declara que o segredo “é manter-se ativo e feliz. E cantar. Viver cantando.. em italiano”.


Dentre tantas atividades, foi pedreiro por décadas e mais de 15 anos como regente de um coral. Aprendeu tocar sozinho acordeão e violão.


Informou-nos que uma filha reside ao lado, mas ele prefere morar só.  Sua imensa coleção iniciou há alguns anos, quando sua esposa faleceu e deixou-lhe duas máquinas. A partir daí, adquiriu algumas e ganhou muitas.

004 Concordia - Cópia 

Em sua maioria (quase totalidade), são máquinas fabricadas após os anos 60. Algumas mais antigas são apresentadas em destaque.


Todas estão numeradas, com plaquetas de alumínio, impressas em baixo relevo. Não há descrição detalhada de cada peça, ou relação editada.


Muitas máquinas que eram originariamente a pedal, ele adapta uma base de madeira (caixinha), para integrarem o conjunto nas muitas prateleiras.

010 Conc Angelo - Cópia

E, para não sujarem com poeiras, está providenciando capas de tecido para cobri-las, o que apresenta um aspecto colorido ao acervo.

011 Conc Angelo - Cópia

Para a manutenção, conserto e restauro, possui uma elogiável e organizada oficina, com estoque de peças usadas e ferramentas necessárias.  Dezenas de máquinas estão na oficina, onde ele costuma permanecer até nas madrugadas para consertá-las, adaptando ou inventando peças.


Enfim, fomos conhecer uma grande coleção de máquinas de costurar e deslumbramo-nos com a existência do “Vô Ângelo”.  Sua secular história de vida, uma augusta e surpreendente dedicação à preservação daquelas peças, assim como sua ímpar energia, vitalidade e inacreditável memória excedem as elogiáveis qualidades de um mero humano, demonstram sim um compêndio histórico, interativo, ambulante e disponível.

012 Conc Angelo - Cópia

“Vô Ângelo”, você é a personificação de uma bênção divina, presente, viva e compactada em seu franzino e alegre corpo.  


Até a próxima.


Prof. Darlou D’Arisbo