Restauro da antiga Norita – publicação 24
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Restaurar
é um conjunto de ações para interromper o processo de deterioração de
objeto que testemunhe a história e, no nosso caso, revigorá-lo à sua
funcionalidade de quando em utilização produtiva.
As
máquinas infantis de costurar, fabricadas a partir de 1870, tinham como
propósito incentivar as meninas (a partir dos 7 anos) a desenvolver a
imaginação e a criatividade para aplicação no dia-a-dia quando adultas.
Ao
contrário da atualidade, onde os brinquedos limitam-se ao
entretenimento virtual, sem instruir às habilidades, as maquininhas
despertavam e ensinavam, de maneira agradável e lúdica, canalizando as
energias das crianças numa produção frutífera.
Propaganda da época
Assim,
as meninas produziam roupas para as bonecas e até utilidades diversas
para seu uso, desenvolvendo o prazer e admiração pelas suas obras
físicas, em ações tangíveis.
A
atenção, controle, planejamento e compenetração conferidos ao ato de
costurar, consistiam em ótimo aprimoramento para as atividades
profissionais quando adultas, úteis para toda a sua vida. Além do
desempenho da costura doméstica, a profissão de costureira era bastante
dignificada.
As
máquinas infantis produziam ponto em cadeia (um fio), com regulagem de
tensão da linha e de dimensão de ponto. Algumas com acionamento elétrico
(pilhas) e outras, mais sofisticadas com pontos em zigzag, permitindo
acabamentos em bainhas e decorativos.
Mas o motivo desta postagem é a aquisição e restauro de uma “Norita”:
Em
viagem à Argentina, visitamos a AutoClasica, uma das maiores exposições
de veículos antigos do mundo, entre 7 e 10 de outubro de 2016. Veja
detalhes em: “www.felizmotorhome.blogspot.com.br”, na terceira parte da
viagem.
Como já
aconteceu em outras vezes, além dos tradicionais souvenires, adquirimos
ali uma antiga maquininha infantil de costurar, marca NORITA, fabricada
na Argentina na década de 60, a qual relatamos aqui o seu restauro.
A maquininha estava em deplorável estado geral, mas aceitamos o desafio de restaurá-la.
Rachaduras e “bolhas” por oxidação
Apresentava excessiva oxidação nas partes metálicas, faltando-lhe peças e várias rachaduras comprometiam seu arcabouço.
Sistema mecânico superior e inferior travados
Todas
as engrenagens estavam encravadas e seus eixos comprometidos por
ferrugem, assim, como todas as partes (originalmente móveis) de seu
sistema mecânico.
Inicialmente
realizamos limpeza física, retirando habitáculos de insetos e sujidades
acumuladas, para posterior aplicação de desencravantes para retirada de
parafusos e todas as peças móveis. Procedeu-se a liberação de eixos e
engrenagens e desmontagem total.
Os componentes de aço (ferruginosos) tiveram leve torneamento (eixos) e posterior tratamento por desoxidante.
Algumas
peças pequenas, como o acionador do eixo vertical, exageradamente
corroído, tiveram de ser substituído por outros, executados em
impressora 3D, por especial contribuição do filho Thiago.
O
arcabouço, em zamac (liga de zinco, alumínio, magnésio e cobre), graças
ao grande comprometimento por corrosão (profundas “cáries”), foi
submetido à jato de alumínio, embora este procedimento consista em
derradeira alternativa, pois consideramos perigoso por alterar as
milimétricas dimensões de encaixes e alojamentos.
Sistema mecânico inferior, entrelaçador, engrenagens e eixo.
O
entrelaçador do sistema mecânico inferior e o tracionador do tecido
tiveram superficial polimento, para manter suas dimensões e posterior
proteção antioxidante, antes da montagem. Seu eixo sofreu leve
torneamento, para posterior acoplamento.
Eixo e engrenagem superior restaurados e instalados
O
sistema mecânico da parte superior, seus difíceis encaixes e parafusos,
tiveram similar tratamento. Suas engrenagens foram ajustadas dentro dos
limites de folgas. O volante de acionamento (zamac) foi retorneado,
pintado na cor original da lateral da mesa assim como a carenagem
superior.
A
pintura do arcabouço da maquininha foi realizada na cor verde relva, já
que possuirmos várias outras na tonalidade azul e, considerando ser
fabricada também originalmente neste matiz.
Os
detalhes finais (regulador de tensão, manopla de acionamento, carretel
de linha e suporte, adesivos, agulha, calcador, ...) foram trabalhados e
instalados.
Com todo o conjunto motriz harmonizado com suficiente precisão, o trabalho de restauro foi dado como pleno sucesso.
Assim renascida, a pequena NORITA, desfila ativa e contente após décadas desprezada.
Prof. Eng. Darlou D’Arisbo
Beleza! precisa dizer mais?
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