segunda-feira, 30 de março de 2020

Namoro de mais de uma década – Publicação 35

A presente publicação foge das revelações frias anteriores e revela uma longa história de namoro, com um inesperado final feliz.

Esta peripécia iniciou há mais de dez anos, pois possuímos um motor home, onde eu e a esposa viajamos por este pitoresco mundo, alimentando nossa cultura, cujas publicações revelamos no (http://felizmotorhome.blogspot.com.br//).
Nestas viagens, procuramos repetir os locais que, por sua particularidade, ofereceram elementos atrativos, que despertam simpatia; sejam eles paisagens divinas, tangíveis expressões culturais, pessoas empaticamente inesquecíveis ou até pela deliciosa gastronomia.
Dentre tantas cidades que conquistaram nossa admiração, lá na região Sul do Brasil, a cidade de Canela-RS é uma destas. Possui um encanto particular, uma elogiável identidade turística.
O Olimpia, na cidade de Canela
E, sempre que a visitamos, elegemos um restaurante especial para almoçarmos, pois que além da variedade, qualidade e sabor dos alimentos, simpatia e gentileza do proprietário... a decoração do aconchegante ambiente com peças antigas sempre nos atraiu.
Aconchegante interior do restaurante
Durante mais de uma década, observamos ali uma antiga máquina de costurar, exposta como decoração e sempre perguntamos se não gostariam de doá-la para o nosso museu. A resposta, invariavelmente negativa, perpetuou repetida durante mais de dez anos.
Nesta última visita, o proprietário, num surpreendente ato de gentileza, nos entregou a maquininha, como presente, um fantástico e imprevisível regalo. Foi um momento inusitado, em que não pudemos esconder o emocionante contentamento. O Sr. Henrique terá seu nome citado na ficha de identificação da maquininha, como lembrança de seu nobre gesto. 
A doação da máquina, pelo Sr. Henrique (Restaurante Olimpia)

Ao retornar para nossa cidade, submetemos a máquina - Clemens Muller 1890 - a um merecedor restauro, pois embora estivesse razoavelmente íntegra (com 130 anos de idade), estava com o mecanismo encravado, um pouco corroída por oxidação e alguns elementos faltantes. Foi desmontada, sendo identificado o seu número de série (828.050) e, peça por peça, teve o procedimento convencional de reconstituição, que dedicamos a todas as máquinas de nosso acervo e já amplamente citado em publicações anteriores.
Fábrica Clemens Muller em 1870
A Clemens Müller foi a primeira indústria de máquinas de costurar da Alemanha (Dresden), iniciando a produção ainda modesta em 1855, com instalação fabril em 1870. O sucesso foi tão prodigioso que, no ano de 1930 produziu três milhões de máquinas.
Parte de nosso acervo (Museu de Antigas Máquinas Manuais de Costurar)
Em nosso acervo, entre centenas de outras marcas, possuímos quatro dezenas de Clemens Muller, fabricadas desde 1875 até 1930, todas com alguma diferença (dimensão, formato, base, sistema,..), tornadas funcionais no ateliê de restauro do nosso museu. 
Ressaltamos que não comercializamos máquinas e restauramos apenas as de nosso acervo. 
A linda Clemens Muller, após o restauro e incorporada ao acervo do museu
Nesta publicação, fazemos singela menção de apreço a todos que, de alguma maneira, incentivam nosso árduo trabalho de restaurar e acervar as prodigiosas maquininhas. Estas preciosidades foram os embriões do desenvolvimento mecânico, da emancipação feminina e de outras muitas belas páginas de nossa história. 
E ilustrando este parágrafo final, patenteamos a essencial homenagem ao Sr Mario Paulo Ventura Rodrigues, grande incentivador de nosso trabalho, a quem auguramos que o Supremo Criador continue a iluminar os seus caminhos, abençoá-lo e aos seus diletos familiares. 

Darlou D'Arisbo
Museu de Antigas Máquinas Manuais de Costurar

Pensamento do dia: 
O belo e o feio estão, na ordem da sensibilidade afetiva, como o bem e o mal na ordem da ação e, o verdadeiro e o falso na ordem da inteligência. (Fernando Bastos de Avila – 1991)

3 comentários:

  1. Bom dia e parabéns pelo incrível trabalho. Gostaria de contactar o senhor para realizar o trabalho de restauro de uma Clemens Muller Dresden, o senhor realizaria o trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe. Estive viajando, motivo da demora em responder. Envie fotos da máquina para darisbo47@gmail.com
      Agradeço pelo contato

      Excluir
  2. Boa noite,

    Me chamo Alessandra e sou residente de São Paulo - SP. Recentemente minha família herdou uma belíssima máquina vinda do interior de São Paulo; um presente para nós que gostamos de preservar a história.
    Contudo, estamos com dificuldades de identificar o nome e modelo e durante nossas pesquisas, conheci o seu blog - e digo que fiquei encantada com o trabalho incrível que vocês realizam.
    Dito isso, gostaria de pedir ajuda para identificar a máquina; por onde poderia enviar fotos para que vocês vejam?

    Agradeço desde já a atenção e aguardo um retorno!

    Att,

    Alessandra

    ResponderExcluir