quarta-feira, 29 de março de 2023

Schöne Deutsche Hundertjährige - Publicação 41

Em agosto de 2022, visitamos a pequena, bela e antiga cidade de Morretes, situada entre a Serra e o Litoral do Paraná, repleta de casarões preservados e restaurantes, que têm o saboroso barreado (carne cozida por 12 horas) como prato típico. Foi fundada em 1733, mas desde 1646 foi ocupada por mineradores e aventureiros, com a descoberta de jazidas de ouro na região.

Nos arredores da cidade, em aprazível pousada local, encontramos uma máquina de costurar Clemens Muller que, após perseverante “namoro”, logramos êxito e recebemos o apetrecho em doação. Fato que muito nos contentou.

Registro da entrega da Clemens Muller

Obviamente, a Clemens apresentava-se em lastimável estado. Estava emperrada, pintada de verde e, com uma horrível cicatriz na mesa metálica, decorrente de solda muito mal aplicada. Tal remendo se fez presente também em várias outras partes móveis da máquina, donde se concluiu que foi submetida a grave acidente de queda.

A máquina e sua feia cicatriz

Mesmo tendo verificado tal evidente imperfeição e imaginando as decorrentes, concentramo-nos na difícil desmontagem. Obviamente, seus eixos encravados, estariam também desalinhados, graças às soldagens desaprumadas. 

Cicatrizes comprometedoras em vários mecanismos

Desistimos de encaminhar a mesa e as peças remendadas para o exímio torneiro mecânico que refez a solda em outra máquina (vide publicação 40), pois o risco pelo insucesso seria muito alto e o valor exorbitante pelo longo, perigoso e difícil trabalho.
Optamos por tentar fazê-la funcionar, mesmo com as horríveis soldas, parecendo queloides em cirurgias mal cicatrizadas. 

Aos poucos foi sendo desmontada - MAMC
 
Neste critério adotado, fomos conseguindo retirar suas peças móveis, mesmo que várias inutilizadas pelo simples deslocamento.

A difícil busca por peças similares

Os componentes inaproveitáveis foram substituídos por outros, (garimpados semelhantes) oriundos de reserva técnica, embora carecendo de fatigantes ajustes por torneamento, esmerilhamento, lixamento,... Seu corpo teve tratamento abrasivo e químico para retirar a inapropriada coloração verde.

Brocamentos para retirada de restos de parafusos

Nos parafusos endiabrados, que rompem e se negam a desalojar, tornou-se necessário perfura-los e realizar novo rosqueamento. 

Execução de novas roscas

Rastreio do parafuso certo na miscelânea de inservíveis
 
Sempre que possível utiliza-se parafusos aproximadamente “semelhantes” aos originais, já que iguais (centenários !), evidentemente não mais existem. O trabalho de adaptação inclui busca, conferência de rosca, corte, torneamento (normalmente da cabeça), envelhecimento a fogo, e conferência. 
 
Torneamento artesanal das cabeças
 
Seccionamento no comprimento ideal

Aos poucos a máquina foi sendo montada, conciliando partes adaptadas, num grande quebra-cabeças tridimensional. E dentre os sucessíveis triunfos, vários retrocessos para novas investidas.
Após realinhamento de todas as peças móveis e devidamente alojadas em seu corpo, colocados seus acessórios e recuperada sua base de madeira, nosso vetusto objeto retomou forma. Foi pintada em esmalte sintético preto.

A Clemens Muller, resgatada sua altivez

Assim, restauramos mais uma Clemens Muller, que, embora sem continuar seu profícuo trabalho de quase um século, revela agora digna aposentadoria, numa postura heroica, como que apta a divulgar centenas de histórias de sua vida pregressa.

Afinal, eu concordo com as palavras da romancista, contista e cronista Heloisa Seixas: “As antiguidades possuem uma vida secreta”. 

 "Schöne Deutsche Hundertjährige" = Linda centenária alemã

Prof. Eng. Darlou D'Arisbo - MAMC


 





Um comentário:

  1. Parabens Profesor. Mais um trabalho magnifico!
    Aurelio - Ophicina São Paulo Antiga-Restaurações

    ResponderExcluir