sábado, 23 de julho de 2011

Acervo – Publicação 6

 
O Museu de Antigas Máquinas Manuais de Costurar (MAMC) é um acervo particular e privado, com mais de duas centenas destes importantes instrumentos mecânicos.
 
Vide Publicações 1 a 5, referentes a: Identificação do Museu, Colecionador, Importância da Máquina de Costurar, Precursores e outros pioneiros e Restauro.
 
Nesta publicação são apresentadas algumas máquinas do acervo, com considerações peculiares e identificação de número de fabricação.
 
 
clip_image002
Clemens Muller (nº 565.660, acervo do autor)
 
A indústria Clemens Müller, em Dresden, Alemanha, fundada em 1870, tinha como sócios: L.O. Dietrich, G. Winselmann, e H. Kohler, todos depois fabricantes de suas próprias marcas (dentre elas: Vesta, Titan e Kohler).
A Clemens Müller foi a primeira indústria de máquinas de costurar da Alemanha (Dresden), iniciando a produção em 1855.
Em 1875, mais de 100.000 máquinas, incluindo modelos industriais foram produzidos. Este número aumentou para 200.000 em 1880 e, em 1930 a produção chegou a quase 3 milhões de máquinas. Após a 2ª Guerra Mundial a empresa foi renomeada VEB Máquinas de Escrever e Costurar.
O autor possui 23 máquinas manuais Clemens Müller, todas com alguma diferença (dimensão, formato, base, sistema,..).

 

 

clip_image004Vestazinha (nº 1.644.317, acervo do autor)

Vesta (deusa romana do fogo sagrado) era fabricada pela LOD (L. O. Dietrich) em Altemburg, Alemanha. O autor possui 16 máquinas manuais Vesta, de diferentes modelos, desde as robustas Dietrich Vesta, até as pequenas “Vestazinha” exclusivas para países de língua portuguesa. A empresa foi formada em 1880, passando a produzir exclusivamente armas na segunda guerra, sendo fechada pelo exército russo em 1946.
 
 
 
 
clip_image006
Jones Family CS (nº R 604.087, acervo do autor)

Máquina adquirida sem uso (em 1982), de um viúvo, o qual informou tê-la guardado por muitas décadas, após o falecimento da esposa.
A Jones Sewing Machine Co. foi fundada em 1860 por William Jones e Thomas Chadwick, Inglaterra.


clip_image008 
O modelo Family CS foi elaborado especialmente para fornecimento à “Sua Majestade a Rainha Alexandra”, entre 1914 e 1920.

clip_image010
O adesivo da empresa vendedora “B. LAUXEN & CIA – Importadores – Carasinho – R. G. do Sul” comprova sua legitimidade, nunca usada. 


 

clip_image012Noiva (nº 1.526.296 c/ estojo, acervo do autor)

 O nome “Noiva” era exclusivo de exportação para o Brasil. Fabricada pela Dürkopp-Werke AG. Em outubro de 1867, Nicolaus Dürkopp associou-se com Carl Schmidt, para fundar a Dürkopp & Schmidt fábrica de máquinas de costura. Após 1899 passou a fabricar automóveis.
 
 
 
 
clip_image014
Singer New Family, 1897 (nº 14.845.650, acervo do autor)

Adquirida em S.Brás do Suaçui - MG, depois restaurada e acervada.
 
 
 

clip_image016
Rhenania 1886 (nº 82.565, acervo do autor)
 
Fabricada pela “Mes Werdt” em Saalfeld- Rudolstadt, Alemanha. Adquirida em Bento Gonçalves - RS em 1980.
 
 
 
clip_image018
Winselman (nº 2.008.487, acervo do autor)
 
Em 1892, G. Winselmann renunciou à sociedade na Clemens Müller, formando a sua própria empresa: Winselmann Nahmaschin, também em Altenburg, Saschen, Alemanha.
 
 
 
clip_image020
Willcox & Gibbs 1870 (nº 145.336, acervo do autor)
 
 
clip_image022
Detalhe da biela com articulação superior esférica,sistema revolucionário para a época.
 
Willcox & Gibbs, dentre outras inovações, patentearam o ponto em cadeia em 1857, cujo modelo de máquina popular foi sucesso, fabricado por décadas. Vide “Precursores – Publicação 2”.

6 comentários:

  1. Olá que maravilha a construção de seu Blog!

    sou grata pela visita e recado no meu blog

    tenho postagens de algumas maquinas antigas que tenho (não são peças raras) caso precise para seu arquivo pode copia-las (ficarei honrada
    pois publico no meus blog fotos dos trecos antigos que tenho como forma de compartilhar...
    te-las e não compartilhar não tem graça né...
    espero que seu blog TENHA MUITO SUCESSO e como fonte de arquivo para todos colecionadores de maquinas antigas!

    abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, estava visitando seu blog e gostaria de saber se você tem como avaliar um pé de maquina Winselmann que eu tenho, eu gostaria de saber qual o modelo e ano dele.

    Att,

    Thaís

    ResponderExcluir
  3. Olá Thais:

    Agradeço pela visita. A identificação (data de fabricação,...) faço pelo nº de série da máquina. Caso você tenha este dado, posso ajudá-la.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá.Primeiramente parabéns pelo blog tão organizado e esclarecedor.
    Possuo uma máquina Vesta LO Dietrich, Altenburg manual, de manivela. Se houver interesse de alguém em comprar, estou disposta à vender. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma raridade da Seidel & Naumann, gostaria de enviar-lha as fotos.
    contato.: rc.jn@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá ,boa tarde!
    Adorei o seu blog,parabéns.
    Vi que você tem no seu acervo uma legítima Jones Family,adorei ler a história dessa obra prima.
    Quando eu tinha meus 10 anos de idade ,tive o privilégio de costurar minha 1ª blusinha numa maquina dessa, que era da minha avó.
    Desde então eu sempre falava pra minha avó que um dia eu gostaria de comprar a máquina dela ,mas ela sempre me dava o silêncio como resposta ..rsrsrs tamanha era o carinho dela pela máquina .
    Hoje depois de 25 anos ,consegui que ela me vendesse,porque seria injusto com as outras netas que ela me desse ,fiquei com muito dó na hora em que ela me entregou afinal por mais de 70 anos ela acompanhou minha avó por onde ela foi,com um olhar triste ela me disse que já não tinha mais saúde para conseguir costurar mais naquela máquina ,que não enxergava nem a linha pra pôr na agulha,naquela hora prometi a ela que eu assim como ela eu iria ter o maior carinho com a mesma ,que eu iria deixar pra um de meus netos se algum dia eu tiver,se Deus me permitir realizar o sonho de ser avó.
    Bom agora com a máquina em mãos ,preciso deixá-la pronta para o uso novamente ,o problema são os cupins que ao longo do tempo estão fazendo um estrago tremendo na sua caixinha ,digo (base),gostaria de saber o que uso pra matar essa praga que infestou minha tão querida máquina,por favor me ajudem me dando uma dica de uma produto que seja eficaz.
    Desde já agradeço,abraços

    ResponderExcluir