sexta-feira, 15 de julho de 2022

A Bambi ressuscitada - Publicação 38

Adquiri uma maquininha de costurar marca Bambi, destas que as meninas antigamente utilizavam como brinquedo, produzindo roupas para as bonecas e até utilidades para seu uso, admirando suas obras visíveis e físicas.

 

Estes instrumentos incentivavam as meninas (a partir dos 7 anos) a desenvolver a imaginação e a criatividade, características indispensáveis para seu amadurecimento. Infelizmente, os brinquedos atuais limitam-se ao entretenimento meramente virtual. 

 

Fonte:  Internet
 

Aquelas maquininhas despertavam e ensinavam, de maneira agradável e lúdica, canalizando as energias das meninas, desenvolvendo atenção, controle, planejamento e compenetração, em ações tangíveis e admiráveis, com ótimo aprimoramento para as futuras atividades profissionais.

 

Propagandas de época (1940 e 1970)

Esta Bambi, recém adquirida, estava em lamentável estado, com a maleta de madeira incompleta, mecanismo oxidado e peças móveis travadas. 

Mas apesar do desagradável aspecto, seria um bom trabalho para restauro, um desafio para sua recuperação.

Lastimável aspecto quando recebida

Em pouco tempo já estava na oficina sendo desmontada, contabilizando as partes faltantes e organizando as etapas de trabalho.

Início do desmonte da maleta

As partes da estrutura, em compensado, tiveram suas lâminas (dezenas de pedaços) reacomodadas, adesivadas e prensadas. Um intrincado quebra-cabeças montado para evitar incorporação de peças alheias a sua originalidade.

Unidas, prensadas e adesivadas as lâminas de uma chapa da maleta
 
Os componentes mecânicos foram desmontados e suas peças tiveram aplicação de desoxidante, seguida de limpeza e polimento. Muitos parafusos foram substituídos e adaptados (vide publicação anterior).  Após os processos, alavancas, cursores e demais partes móveis tiveram regulagens para perfeito sincronismo. 

Uma das placas de compensado, refeita após reparo e instalação

A parede de fundo era inutilizável e estava faltante a tampa da maleta.  Uma folha de madeira (Dexco) foi utilizada para compor o fundo, preparada e adesivada com resina vinílica. E a tampa foi executada com compensado fenólico, similar às demais da maleta.

A tampa aberta serve como mesinha de trabalho

As dobradiças, fixadores e argolas da alça receberam tratamento desoxidante (como as demais peças metálicas).  A alça plástica, embora pecando pela estética e manuseio, foi limpa e mantida, visando a preservação de originalidade.  

Todos os parafusos externos foram permutados por similares (cônicos com fenda).

Após preparação (lixamentos, limpeza, montagem,..) foi aplicado selador e depois verniz incolor, preservando algumas marcas de idade e manuseio. 

Concluída, a máquina devidamente alojada

Para manter a cor da pintura e os decalques coloridos originais, foi preparada tinta específica para cobrir apenas retoques, sem danificar sua aparência.

A maleta fechada, restaurada dentro das especificações de fábrica (estética, cor...)

Foram instalados passadores de fio, suporte vertical da linha, agulha e carretel.
 
A Bambi, devidamente restaurada, apta a integrar o acervo de nosso museu.
 
A antiga fábrica de brinquedos Brinasa, de Santo Amaro–SP e não mais existente, fabricou vários modelos de maquininhas de costurar marca Bambi, dentre elas, conseguimos este manual de utilização (de outro modelo), em gentil doação do Sr. Mário Ventura – SP.

Nosso museu abriga mais de duzentas antigas máquinas de costurar (1850 a 1950), dentre as quais, uma centena de infantis, estas fabricadas entre 1890 e 1980, resgatadas de vários países, durante quatro décadas. Algumas maquininhas sobreviveram a mais de um século, satisfazendo várias gerações e trazendo relatos curiosos, que ilustram e acompanham sua história. 

 

 

 Agradecimento

 Nesta publicação expressamos nosso reconhecimento ao  Sr. Deivid Velho (Rei dos Parafusos - Toledo - PR) que providenciou os raros e diminutos parafusos, similares aos originais.  Somos muito gratos à estas pessoas que reconhecem a importância da preservação destes objetos e auxiliam nesta árdua tarefa. A eles, nossa patente gratidão, desejando que mantenham esta qualidade e lembrando que estes procedimentos, aparentemente simples e pouco rentáveis financeiramente, são importantes propagandas, potente merchandising para as empresas que representam. 

Darlou D'Arisbo
 
Museu de Antigas Máquinas Manuais de Costurar
  
 

2 comentários:

  1. Parabens pela dedidação. Ficou linda. O professor é mesmo um artista!

    ResponderExcluir
  2. Presado Darlou, parabéns pelo maravilhoso trabalho, ficou linda.
    Obrigado pelas dicas de restauração que sempre coloca em suas postagens, pois isso vem sempre enriquecer nosso conhecimento nesta arte de preservação da história.

    ResponderExcluir